AS INTERVENÇÕES DA COOPERAÇÃO PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE

 

Manuel Mendes
IPAD/MNE
manuel.mendes@ipad.mne.gov.pt

Na Educação, o projecto ESCOLA+ contribui para a melhoria do ensino secundário, actuando ao nível da adaptação e diversificação dos currículos escolares para criar um modelo de ensino adaptado às necessidades e à realidade do país. Para isso, irá valorizar os recursos humanos locais, reforçando as suas capacidades e responsabilizando-os pelo sistema de ensino a implementar, promovendo as condições, meios e métodos necessários para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, a implementar pelos próprios agentes de ensino santomenses.

Na Saúde, o projecto Saúde para Todos (SpT), em execução desde 2005, centra-se na prestação de cuidados preventivos e primários de saúde através da rede integrada de postos e centros de saúde (construídos e/ou reabilitados). O SpT contempla a formação e capacitação, o reforço institucional, o abastecimento de água e o saneamento. Numa segunda fase, a partir de 2008, foi dado particular ênfase ao reforço das capacidades de gestão e ficou coberto todo o país. Complementando este projecto, arrancou em 2009 o projecto “Especialidades” que incide na prestação de cuidados médicos secundários e terciários especializados.

Keywords: Saúde, Educação

Biography note: Manuel José Varela Mendes nasceu em Ponte de Sor, em 29 de Janeiro de 1975. Em 1998, concluiu a Licenciatura no curso de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Terminado o estágio de advocacia, em 2000, ingressou na Agência Portuguesa de Apoio ao Desenvolvimento (APAD), tendo, posteriormente, transitado para o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) onde, atualmente, desempenha funções de análise e acompanhamento de projetos de cooperação para o desenvolvimento com São Tomé e Príncipe.


Advertisements